quarta-feira, 28 de julho de 2010

Biocombustíveis

Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente o combustível é produzido a partir de uma ou mais plantas. Muita gente não sabe, mas todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial por produtos como: cana-de-açúcar, mamona, soja entre outros.
Os biocombustíveis são todas as fontes de energia renovável, derivadas de matérias agrícolas como plantas aleoginosas, biomassa florestal, cana-de-açúcar. Existem muitos tipos de biocombustíveis como, por exemplo: Bioetanol, biodiesel, biogás, biomassa, biometanol, bioterdimetílico, entre outros. Os tipos principais de biocombustíveis são: a biomassa, o bioetanol, o biodiesel, e o biogás.
Como os biocombustíveis são fontes de energia eles têm suas vantagens e suas desvantagens com relação à preservação do meio ambiente. Uma das vantagens que os biocombustíveis trazem, é que são produzidos a partir da reciclagem de óleos usados, fazendo com que estes óleos não atinjam o meio ambiente, poluindo-o.
Um aspecto negativo da poluição dos biocombustíveis são os impactos causados pelos adubos e pelos pesticidas utilizados além do consumo de água que pode ser muito importante para algumas espécies de vegetais. Outro aspecto negativo é que o balanço de C02 dos biocombustíveis não é neutro PIS, gastando-se muita energia para sua produção.
Mesmo com algumas desvantagens os biocombustíveis estão se tornando à forma mais ecológica de produção de energia.



Danrley Foppa Danieli

Nenhum comentário:

Postar um comentário