quarta-feira, 28 de julho de 2010

Energia gerada pelo gás metano

O Metano é um gás incolor de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma mistura de alto teor inflamável. O que muitas pessoas não sabem é que é possível obter energia através do armazenamento desse gás em biodigestores, armazenando o gás que depois é encaminhado por compressores até um gerador, que transforma o gás em energia elétrica.
A cooperativa Santa Clara que esta situada em nosso município faz esta transformação que diminui muito a emissão deste gás que é tão prejudicial ao meio ambiente. A cooperativa Santa Clara pega os dejetos dos suínos, pois eles contêm bactérias metanogênicas que atuam no processo de degradação do material orgânico. Até pouco tempo os dejetos produzidos nas granjas eram utilizados como fertilizantes nas lavouras, isso fazia com que todo o gás produzido fosse parar no meio ambiente colaborando com o aquecimento global.
Agora a Santa Clara mudou o processo e atualmente estes dejetos que antes eram jogados nas lavouras agora são tratados em três Biodigestores e servem para a produção de energia elétrica. Estes biodigestores têm capacidade de gerar 136 KW/h, no primeiro mês de funcionamento foram gerados 110 a 115 KW/h somando 65 mil KW/h no mês, energia suficiente para sustentar a granja de suínos e a estação de tratamento de efluentes do frigorífico.
Depois de passar por este processo o material orgânico retirado dos biodigestores volta para o meio ambiente como fertilizante natural, sem oferecer riscos para o meio ambiente.



Danrley Foppa Danieli

Nenhum comentário:

Postar um comentário