quarta-feira, 28 de julho de 2010

Energia Eólica


A energia eólica é aquela obtida pela força dos ventos. É a transformação de energia cinética dos ventos em energia elétrica. Hoje, essa energia é uma das que mais crescem numa taxa de 22% ao ano. Atualmente, existem no mundo 20 mil geradores que produzem eletricidade a partir de força eólica (principalmente nos Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca).
Produzir energia a partir do vento no Brasil pode ser um bom negócio. Prova disso, está no interesse de algumas universidades no desenvolvimento de técnicas e equipamentos para esse setor. Alguns pesquisadores da área dizem que em muitos lugares essa fonte de energia é mais competitiva do que outras alternativas, pois o custo é relativamente baixo e o retorno se dá a curto prazo.
A energia eólica é uma energia renovável e de baixo impacto ambiental. Na ocupação do solo o equipamento ocupa 1% da área da usina eólica, e o restante pode ser ocupado por lavoura ou pastagem, sem transtornos para animais ou plantas. O vento constitui uma imensa fonte de energia natural, acionando o rotor (responsável por transformar a energia cinética em energia mecânica de rotação) que faz girar o gerador e produzir eletricidade. Em três meses de funcionamento a turbina produz a energia equivalente à energia gasta em sua construção e operação. O vento é o único combustível para que a hélice seja movimentada, sendo assim a poluição é praticamente nula, porém a instabilidade é desfavorável, pois pode estar sujeita a variações do vento e a calmarias e também os equipamentos são caros e barulhentos.

Luane Fachinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário