terça-feira, 20 de julho de 2010

Energia Mecânica



A energia mecânica é entendida como a energia que se pode medir à custa de grandezas mecânicas, o mesmo é dizer à custa de forças, que medem as interações, e dos deslocamentos por estas provocados.
As formas de energia mecânica que um sistema pode ter são:

• Energia cinética, comunicada a uma partícula, ou a um corpo, que entra em movimento ou cujo movimento é alterado devido à intervenção de forças.
• Energia potencial gravítica, devida à altura a que a partícula, ou o corpo, se encontra em relação à superfície da Terra, altura que foi atingida devido à intervenção de uma força exterior, podendo converter-se em energia cinética, produzindo trabalho, enquanto o corpo cai.
• Energia potencial elástica, quando uma mola é esticada ou comprimida devido à intervenção de uma força exterior.

A energia pode ser transformada de uma forma para outra forma. Ela não pode ser destruída e nem criada. Por exemplo: Um tijolo quando cai no chão, significa que ele tem energia potencial, pois está a uma distância do solo. Ao cair a energia potencial diminui e a energia cinética do tijolo aumenta durante a queda. Quando o tijolo atinge o solo, a energia potencial se transformou totalmente em energia cinética, e a energia cinética se transformou em outras energias como o som, o calor, se transformou em energia potencial das moléculas do solo que foram amassadas e etc.
Energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de força. A energia mecânica total de um sistema é a soma da energia potencial com a energia cinética. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia mecânica total conserva-se e é uma constante de movimento. A energia mecânica "E" que um corpo possui é a soma da sua energia cinética "c" mais energia potencial "p".

Simplificando:
Energia gerada por força (Braçal, instrumental, etc.).

Jordí Chesini

Nenhum comentário:

Postar um comentário