sábado, 10 de julho de 2010

Etanol


O Etanol é extraído no Brasil da cana-de-açúcar, mas pode ser obtido de diversas formas de biomassa como, por exemplo, o milho nos EUA, a beterraba na Europa e da mandioca na Ásia. Mas a melhor fonte de Etanol é da cana-de-açúcar, pois produz mais e seu custo de fabricação é o menor de todos.
Vantagens: É renovável, emite 25% dos poluentes em relação à gasolina, ao crescer, cana reabsorve grande parte do CO2 emitido na queima do álcool, emprega mais gente, reduz consumo do petróleo em 200 mil barris/dia.
Desvantagens: Cientistas questionam eficiência energética, queimadas afetam o ambiente, exige uso de poluentes na produção, como fertilizantes e pesticidas, emprega mão-de-obra pouco qualificada, geração de subprodutos poluentes na produção, como o vinhoto.
A grande vantagem do etanol em relação a seu principal concorrente, a gasolina, está na forma como o combustível é obtido. No caso do álcool, trata-se de uma fonte renovável, isto é, que pode ser produzida indefinidamente desde que haja condições mínimas, como a disposição de sol, chuvas e terra para a plantação.
Já a gasolina é derivada do petróleo, um recurso mineral finito, que, segundo alguns especialistas menos otimistas, pode se esgotar em cerca de 50 anos.

Jordí Chesini

Nenhum comentário:

Postar um comentário