quarta-feira, 28 de julho de 2010

Energia térmica

Energia térmica é uma forma de energia que está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema, e corresponde à soma das energias cinéticas que suas partículas constituintes possuem em virtude de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. A transferência de energia térmica de um sistema termodinâmico a outro se dá o nome de calor.
Na maioria das reações químicas espontâneas exoenergéticas, a energia inicialmente armazenada na forma de energia potencial elétrica na distribuição eletrônica dos elétrons na estrutura dos reagentes é convertida em energia térmica armazenada nas partículas dos produtos, o que mantém a energia interna do sistema formado pelos reagentes e produtos constante em obediência à lei da conservação da energia. Mas leva a um considerável aumento na temperatura absoluta do sistema como um todo. Este sistema aquecido é então utilizado como a fonte de calor em uma máquina térmica que tenha por função transformar a energia térmica da fonte quente em trabalho. No processo energia térmica acaba renegada à fome fria.
O calor na verdade é o fluxo de energia que se dá entre dois sistemas devidos exclusivamente à diferença de temperatura entre esses sistemas ou corpos. A energia térmica e o calor medem-se em unidades de energia: o Joule no sistema SI, ou de forma habitual a caloria. A definição de caloria é a quantidade de calor necessária para elevar em um grama de água de 24,5 graus Celsius para 25,5 graus Celsius.


Tiago Foppa

Nenhum comentário:

Postar um comentário