sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Biomassa

A biomassa é uma fonte de energia limpa e renovável disponível em grande quantidade e derivada de matérias orgânicas. Todos os organismos capazes de realizar fotossíntese podem ser utilizados como biomassa. Exemplo: restos de madeira, estrume de gado, ou até mesmo o lixo urbano. Outro fator importante é que a humanidade está produzindo cada vez mais lixo e esse lixo também é capaz de produzir energia. Isso ajuda a resolver vários problemas como diminuição no nível de produção de poluição, diminuição do lixo das cidades e o aumento da produção de energia.
Vantagens da produção de energia da biomassa: Energia limpa e renovável, os resíduos emitidos pela sua queima não interferem no efeito estufa e tem baixo custo de implantação e manutenção. Possui porém algumas desvantagens, como a destruição de faunas e floras, contaminação do solo, entre outros.
Existem quatro formas de transformar a biomassa em energia:
A primeira delas é a Pirólise: através dessa técnica, a biomassa é exposta a altíssimas temperaturas sem a presença de oxigênio isso é feito para acelerar a decomposição da biomassa. O que sobra desta decomposição é a uma mistura de gases.
A segunda forma é a Gaseficação: Assim como na pirólise, neste processo a biomassa também é aquecida sem a presença de oxigênio, gerando como produto final um gás inflamável.
A terceira forma é a Combustão: Nesta forma a biomassa é queimada
em altas temperaturas na presença abundante de oxigênio, produzindo vapor a
alta presão: Esta é uma das formas mais comuns hoje em dia e sua eficiência
energética encontra-se na faixa de 20 a 25%.
A quarta e ultima forma é a Co-Combustão: Esta forma propõe a substancia de parte do carvão mineral utilizada em uma termoelétrica por biomassas. Desse jeito, se reduz muito a emissão de poluentes.
A faixa de desempenho da biomassa encontra-se entre 30 e 37%, sendo por isso uma opção bem atrativa e econômica atualmente.

Danrley Foppa Danieli

Nenhum comentário:

Postar um comentário