quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Energia Elétrica


Como toda Energia, a energia elétrica é a propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalho. Ela é obtida através de várias formas. Pode ser gerada através de fontes renováveis como a força das águas, dos ventos, ou também através de hidrelétricas, termelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares. Após a transformação em energia elétrica pode-se utilizar esta energia de diversas maneiras, como: a luz, o calor, o som.
A Energia Elétrica pode ser um subproduto de outras formas de Energia, como a mecânica e a química. Através de turbinas e geradores podemos transformar estas formas de energia em eletricidade. É uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.
A geração de energia elétrica é uma atividade humana básica já que está diretamente relacionada com os requerimentos primários do homem. Todas as formas de utilização das fontes de energia, tanto as convencionais como as denominadas alternativas ou não convencionais, agridem em maior ou menor medida o nosso meio ambiente.
Porém, se exemplificarmos as hidreletricas, elas podem causar danos ao ambiente, como: a imersão de cidades, povoamnetos e matas, perda de bons solos cultivavéis e de material arqueológico, de riquezas pré-históricas que podem existir no subsolo da área alagada.

Luane Fachinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário