sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Energia Solar


Ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade. O Sol é responsável por todas as fontes de energia, responsável pela evaporação das águas, dando origem ao ciclo das águas, gerando eletricidade. É importante a radiação solar no desenvolvimento das árvores e dos animais.
Existem dois tipos de energia solar:
Energia solar fototérmica: É a energia absorvida sob forma de calor. A energia solar para geração térmica é uma tecnologia limpa ainda pouco explorada no Brasil. Os equipamentos capazes de captar e armazena-la corretamente são os coletores solares, que são aquecedores de fluidos líquidos ou gasosos. Os fluidos se diferenciam pela presença ou não de dispositivos de concentração da radiação solar. O fluido é resguardado em reservatórios térmicos isolados até seu uso.
Energia solar fotovoltaica: Energia obtida da conversão DIRETA da luz (solar) em eletricidade, isso devido a uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, originada pela absorção da luz. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental do processo de conversão.

Maicon Menzen

Nenhum comentário:

Postar um comentário