sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quanto tempo as jazidas de gás e petróleo vão durar?

Um problema associado ao petróleo e ao gás natural é a quantidade limitada das jazidas. E difícil dizer quanto tempo vai passar até o mundo ficar sem eles, porque há muitas incertezas. Não sabemos quantas novas reservas serão descobertas nem se (ou quando) novas tecnologias tornarão possível extrair mais combustível de cada depósito.
Dizer quanto tempo esses combustíveis vão durar também depende de o consumo mundial aumentar, diminuir ou permanecer constante e isso, por sua vez, depende de fatores econômicos. A medida que as reservas forem se esgotando, os preços subirão, o que incentivará a redução do consumo e estimulará a busca por maior eficiencia das máquinas, depósitos adicionais e fontes energéticas alternativas.
Estimativas de quando ficaremos sem petróleo e gás natural variam de várias décadas a até um século, mas são apenas conjecturas. A única coisa que podemos dizer com certezaza é que, a persistirem as tendências atuais de consumo, as jazidas de petróleo e gás natural estaráo esgotadas antes das de carvão mineral.

(Adaptado de: RAVEN, Peter H. et ai. Environment. Orlando: Saunders, p. 193-4.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário