quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Energia Nuclear


Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida.
Vantagens da energia nuclear
A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de nome como James E. Lovelock por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem a energia nuclear como forma de combater o aquecimento global.
Desvantagens da energia nuclear: o lixo atômico
Lixo atômico é formado por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm ou deixaram de ter utilidade. É normalmente o produto final de um processo de fissão nuclear, do material utilizado como combustível em reatores nucleares, do uso em armas nucleares ou ainda de laboratórios médicos ou de pesquisas. É descartado em processos de produção de energia nuclear, tanto em uso pacífico como em arma nucleares. O maior perigo apresentado pelo lixo atômico é sua radioatividade, tóxica e cancerígena, mesmo em quantidades pequenas.
A radioatividade desse material diminui com o tempo. E com os anos o material vai perder metade de sua radioatividade. Todo elemento radioativo passa para um elemento não-radioativo, mas o tempo necessário para que 99,9% dos núcleos radioativos passem para núcleos não-radioativos é aproximadamente 10 vezes, que no exemplo no Urânio seriam 7 bilhões de anos.
Em todo o mundo, países como Alemanha, Suécia, Espanha, Holanda e Bulgária, já estão desativando suas usinas nucleares, porque a segurança é difícil, a energia é cara e não há um lugar seguro para colocar o lixo nuclear, altamente perigoso, enquanto isso no Brasil o governo voltou a anunciar que ainda este ano começará a construção da usina nuclear de Angra 3, que pode custar mais de R$ 12 bilhões. E ainda pretende implantar sete usinas no país sendo duas no Nordeste brasileiro.

Danrley Foppa Danieli

Nenhum comentário:

Postar um comentário