sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gás Natural

Gás Natural o mais limpo dos combustíveis fósseis, o gás natural possui características que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais.

É a terceira principal fonte de energia utilizada no mundo e a apresenta o maior crescimento de consumo. Os setores termelétricos domésticos (fogões e chuveiros) são os que mais utilizam gás natural. Combustível fóssil encontrado em estruturas geológicas sedimentares, o gás natural esta associado ao petróleo e, portanto, é esgotável e não renovável. O metano é o principal componente do Gás Natural.
O Gás Natural está entre os energéticos que tem menor potencialidade para impactar o meio ambiente. Seu estado natural gasoso e sua baixa densidade proporcionam uma rápida dissipação na atmosfera sem impregnar organismos minerais, vegetais ou animais. A ausência de compostos sulfurosos e nitrogenados em sua composição proporciona uma combustão livre entre os combustíveis. Como é um combustível no estado gasoso sua combustão se processa da forma mais completa e a emissão de CO é baixíssima.
Plantas elétricas e algumas indústrias podem utilizar o Gás Natural diretamente, captado dos gasodutos. Residências e pequenas indústrias adquirem o gás de empresas distribuidoras.
Suas principais utilizações tem sido como combustível industrial, comercial, domiciliar e residencial, e na recuperação secundária de petróleo em campos petrolíferos, através de sua reinjeção. Também é utilizado como matéria-prima nas indústrias petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (uréia, amônia e seus derivados), e para redução do minério de ferro na indústria siderúrgica, sendo também um gerador de eletricidade, estando na terceira maior fonte de energia primária.
As desvantagens do gás natural em relação ao butano são: mais difícil de ser transportado, devido ao fato de ocupar maior volume, mesmo pressurizado, também é mais difícil de ser liquificado, requerendo temperaturas da ordem de -160 °C.


Luane Fachinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário