sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Petróleo

Tem sua origem em pequenos seres vegetais e orla marítima, soterrados a milhões de anos, devido a ação de microorganismos, da pressão, do calor e do tempo essa matéria orgânica foi transformada em petróleo.
O petróleo é um líquido escuro e oleoso, encontrado em bacias sedimentares. É formado basicamente por moléculas de carbono, sendo assim, um hidrocarboneto.
Sem a sua utilização seria praticamente impossível sobreviver em uma sociedade industrial, pois dependemos da fabricação dos produtos que derivam do petróleo, como: gasolina, plástico, tinta, adubo, asfalto, borracha sintética, óleo, roupa, sapato, resina, entre muitos outros. O primeiro derivado do petróleo com uso industrial foi o querosene, que servia como combustível de lampião para iluminar as casas no século XIX, e atuando no lugar dos óleos vegetais de origem animal (como o de baleias).
O petróleo tornou-se a mais importante fonte de energia do século XX, devido ao seu alto lucro. Sua exploração e comercialização geram grandes disputas internacionais. A mais recente foi a invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Outra guerra marcante foi a do Golfo (1990 e 1991). A Petrobrás é a empresa que mais produz petróleo em profundezas no mundo.
Após ser retirados das profundezas é transportado para terra firme (refinarias) que, por meio de processos de destilação obtém novos derivados e com varias utilidades, exemplos:

Gasolina e diesel, como combustíveis em automotores;
O asfalto que pavimenta as vias;
Os óleos lubrificantes de maquinas e motores.
As parafinas de fazem parte dos detergentes;
O gás liquefeito, utilizado como gás de cozinha;
Querosene, importante tanto na iluminação como para aquecimento de caldeiras nas usinas termoelétricas;

Como sabemos o petróleo não é renovável e sua extração é cara e tecnicamente difícil, pelo fato de ser encontrado nas profundezas.
O Brasil possui plataformas continentais, que são grandes estruturas em alto mar. Nestas plataformas é mais difícil à extração e por isso é mais custosa.
O petróleo e seus derivados causam graves impactos ambientais, um exemplo é: o resultado da queima do diesel e da gasolina, por serem altamente poluidores a atmosfera.

Luane Fachinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário